PortugaleBrasil.com

Comunidade PORTUGAL e BRASIL





Jogos Olímpicos Tokyo 2020


Portugal e Brasil nos Jogos Olímpicos

JogosOlímpicosPT.com

Portugal e Brasil têm uma grande tradição desportiva com alguns dos melhores atletas de todos os tempos e nos Jogos Olímpicos, o maior evento desportivo do planeta, também não é excepção e ambos os países têm dado provas da raça lusófona além fronteiras, subindo por variadíssimas vezes, ao lugar mais alto do pódio...

Os Jogos Olímpicos são um evento multidesportivo global, em que milhares de atletas participam de várias competições. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia na Grécia, do século VIII aC ao século V dC. Nos finais do século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional em 1894, com a finalidade de reinstituir as Olimpíadas realizadas na antiga Grécia e promover a sua realização de 4 em 4 anos, esperançado que ajudasse a fomentar a comunicação e paz internacional. Após uma pausa de 1500 anos, em 1896 realizaram-se os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, precisamente em Atenas, Grécia.

A participação de PORTUGAL nos Jogos Olímpicos começou na Escandinávia, tanto nos Jogos de Verão como nos de Inverno.
Com a criação do Comité Olímpico de Portugal em 1909 e o seu reconhecimento pelo COI (Comité Olímpico Internacional) no mesmo ano, Portugal foi o 13º país a aderir ao Movimento Olímpico.
Três anos depois, o país estreou-se nos Jogos Olímpicos de 1912.
Desde então participou em todas as edições dos Jogos Olímpicos, sendo a 18º nação mais assídua e em 1952 estreou-se nos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Oslo, Noruega.

Das 25 edições dos Jogos Olímpicos desde 1912, Portugal saiu medalhado por 16 vezes tendo por 5 vezes conseguido o lugar mais alto do pódio e por 9 vezes não conseguiu qualquer medalhada.
A primeira medalha de Portugal foi uma medalha de bronze na modalidade de Hipismo nos Jogos Olímpicos de Paris 1924.
Portugal já foi medalhado em 10 modalidades nos Jogos Olímpicos.
Desde Atlanta 1996 que Portugal traz medalhas para casa!

Até aos dias de hoje, Portugal conquistou 28 MEDALHAS
(5 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 14 medalhas de bronze)

Medalha de Ouro 5   Medalha de Prata 9   Medalha de Bronze 14   Medalhas 28

No Ranking dos todos países participantes dos Jogos Olímpicos e medalhados (tendo como base a medalha de ouro), PORTUGAL encontra-se na POSIÇÃO 69 entre 206 países participantes com 5 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 14 medalhas de bronze.

O BRASIL estreou-se nos Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920.
Desde então participou em todas as edições dos Jogos Olímpicos, com excepção dos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdão, na Holanda. A crise económica que o país atravessava impediu que houvesse recursos suficientes para enviar uma delegação.
Em 1992, o Brasil estreava-se nos Jogos Olímpicos de Inverno.

O Voleibol (de quadra e de praia), vela e judo são as modalidades que mais medalhas renderam ao Brasil nos Jogos Olímpicos. O Brasil é o único país que possui o ouro tanto no voleibol masculino e feminino de quadra quanto no voleibol masculino e feminino de praia. Destaque também para o Futebol: Após o ouro conquistado em 2016, a equipe masculina passou a ser a mais laureada da história da competição masculina, com 7 medalhas (2 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze).

Até aos dias de hoje, o Brasil conquistou 150 MEDALHAS
(37 medalhas de ouro, 42 medalhas de prata e 71 medalhas de bronze)

Medalha de Ouro 37   Medalha de Prata 42   Medalha de Bronze 71   Medalhas 150

No Ranking dos todos países participantes dos Jogos Olímpicos e medalhados (tendo como base a medalha de ouro), o BRASIL encontra-se na POSIÇÃO 32 entre 206 países participantes com 37 medalhas de ouro, 42 medalhas de prata e 71 medalhas de bronze.

Um atleta do Brasil conquistou a Medalha Pierre de Coubertin.
Vanderlei Cordeiro de Lima, corredor de longa distãncia foi atacado por um espectador durante a maratona masculina quando liderava a prova da edição de 2004 em Atenas, Grécia. Vanderlei perdeu duas posições e chegou em terceiro ao final da prova, conquistando a medalha de bronze. Apesar da situação, ele ainda comemorou o terceiro lugar, mostrando bom espírito desportivo...

Fonte: Portal Olímpico Português
Visite o Portal Olímpico Português em www.jogosolimpicospt.com



Redes Sociais
Facebook  Instagram  YouTube  Twitter  Google +  Blog






 

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube Verified
em www.youtube.com/PortugaleBrasil


Estamos no Twitter em @PortugaleBrasil Verified

Donativo.pt

Portugal Sites

brasil-on-line.com

Jotasi Web Services

PortugaleBrasil.com     PortugalSite.Net     Portugal OnLine     Brasil OnLine     PortugalSites.com

Home | Sobre PortugaleBrasil.com | Portugueses BR | Brasileiros PT | Mapa do Site | Contactos

© 2014 PortugaleBrasil.com | Todos os direitos reservados. | Sponsored by Jotasi | Powered by Jotasi Web Services